Doula

NB-Doula_squareO que é uma Doula? A palavra “doula” deriva do grego e literalmente traduzido significa “Mulher que Serve ou Mulher Ajudante”.

Desde tempos antigos que as mulheres sempre apoiaram outras mulheres no momento do parto. Atualmente as doulas são profissionais com formação que oferecem apoio prático e emocional durante a gravidez, parto e pós-parto. A Doula não é parteira ou médica, por isso o seu trabalho não interfere em nada com o dos profissionais de saúde, podendo no entanto complementar a sua tarefa.

 
Estudos feitos sobre os partos apoiados por doulas revelam:

  • Redução do tempo total do trabalho de parto, principalmente para mamãs de primeira viagem.
  • Redução de 50% do risco do parto acabar numa cesariana desnecessária.
  • Redução na necessidade de fármacos para controle da dor, como a epidural.
  • Redução de intervenções desnecessárias como episiotomia, ou uso de ventosas e fórceps.
  • Apoio ao pai, ajudando-o a participar com confiança.
  • Aumento no sucesso da amamentação prolongada.

As mulheres que tiveram o apoio de uma doula durante a gravidez e o parto referem também mais satisfação no processo.Ser Doula para mim é acima de tudo apoiar a mulher naquilo que ela precisa. Fornecer-lhe a informação para que ela possa fazer escolhas informadas. É encorajar. Dar-lhe coragem de acreditar no que ela sente como a escolha certa. É moldar-me ás necessidades daquele casal. Deixar de lado os julgamentos e ideias pré-concebidas. O que é o parto humanizado para uma mulher pode não o ser para outra. O que eu faço, fiz, faria naquela situação não importa. Estou ali para apoiar aquela mulher, que tem uma história, vontade, especificidades, condições, sonhos que são só suas.